Escolher o brinquedo mais adequado para
cada fase do desenvolvimento da criança é fundamental para estimular a sua
curiosidade e as suas habilidades motoras e intelectuais, contribuindo para o
seu crescimento.
O brinquedo ideal é aquele que
representa um desafio para a criança que o recebe e que se encontra um pouco à
frente do seu grau maturativo, sem no entanto ser demasiado avançado ao ponto
de a poder desmotivar.
A tabela seguinte dá a conhecer as aquisições e as aprendizagens
inerentes a cada etapa do desenvolvimento infantil e os brinquedos mais
indicados para cada faixa etária que contribuem para o desenvolvimento motor,
cognitivo, emocional e social da criança.
DO
NASCIMENTO AOS 2 ANOS
|
DOS 3 AOS 5 ANOS
|
DOS 6 AOS 8 ANOS
|
DOS 9 AOS 12 ANOS
|
Os
brinquedos devem promover a estimulação dos sentidos, permitindo a
experimentação por meio do tato, da audição, do olhar, do paladar ou do
olfato. Os mobilies coloridos, colocados por exemplo sob o berço,
estimulem os sentidos através das suas
formas, texturas e sons.
Os
brinquedos devem ser macios, coloridos, com diferentes texturas e produzir
algum som, sem ser em exagero. Não devem ter peças pequenas e perigosas que
se possam soltar e ser engolidas ou aspiradas, nem bordas afiadas que possam
magoar.
|
Os brinquedos devem estimular o conhecimento, o
raciocínio, a memória, a coordenação motora e também a imaginação. As
brincadeiras de faz de conta ajudam a simular a vida familiar e social das
crianças, a representação de vários papeis, a encenação de conflitos e a
elaboração dos mesmos
Podem ser inseridos jogos com regras fáceis, que
permitam trabalhar o raciocínio e as emoções, e em que através do perder e do
ganhar a criança possa começar a trabalhar a resistência à frustração.
Os brinquedos que estimulem brincadeiras ao ar livre
e em grupo são igualmente importantes ao nível da socialização.
|
São
indicados jogos de regras mais complexas e brinquedos que estimulem o
espírito inventivo, a imaginação, o raciocínio lógico e conceitos
matemáticos. As crianças devem ser estimuladas a ler e a realizarem
atividades que envolvam habilidades físicas e que promovam a convivência em
grupo e a aprendizagem social.
|
As
crianças e pré-adolescentes começam a desenvolver habilidade específicas e a
definir os seus gostos e os seus interesses, pelo que é conveniente indagar
sobre isso. No entanto, importa continuar a estimular a sua capacidade de
raciocínio e a sua criatividade.
|
Brinquedos
Indicados
* mobilies coloridos
* brinquedos de berço
* chocalhos
* mordedores (aliviam o desconforto do
nascimento dos dentes)
* chaves coloridas, rocas e bolas com guizos
* brinquedos de borracha para apertar
* brinquedos flutuantes, eletrónicos, de
empilhar, blocos para encaixar e alinhar
que incentivam o sentar e o gatinhar
* bonecos e carrinhos
* livros apelativos com imagens
coloridas
* brinquedos que emitam som quando se
pressiona um botão (relação de causa-efeito)
|
Brinquedos
Indicados
* bonecas, casinhas, carrinhos
* animais de plástico (domésticos ou
selvagens)
* cozinhas, quintas, meios de
transporte
* conjuntos de pintura
* instrumentos musicais
* triciclos
* puzzles
* plasticina
* quadro negro com giz.
* jogos didáticos
* livros de contos infantis
* livros de atividades.
* legos e construções
|
Brinquedos
Indicados
* jogos de tabuleiro
* jogos eletrónicos
* quebra-cabeças
* argila para moldar
* puzzles
* legos
* construções
* bicicletas
* bolas
* artigos de desporto
* conjuntos de pinturas
* livros de contos infantis
* livros de atividades
|
Brinquedos
Indicados
* livros
* instrumentos musicais
* jogos de mágica
* kits de química
* jogos eletrónicos
* música
* jogos de tabuleiro
* jogos de mesa
* artigos desportivos
|
.
Antes de comprarem um brinquedo para as
crianças é importante os pais refletirem sobre as seguintes questões.
1 – O brinquedo incentiva o
desenvolvimento de habilidades físicas ou intelectuais no meu filho?
2 - O brinquedo/jogo é adequado para uma
interação com outras crianças ou jovens?
3 – O brinquedo permite-me brincar/jogar
com os meus filhos?
4 - O retorno é proporcional ao
investimento?
5 - O brinquedo é oferecido para
promover o desenvolvimento dos meus filhos ou como uma forma de compensar a
minha ausência?
Mais importante que os brinquedos em si
são as próprias brincadeiras que podem ser feitas com poucos recursos, o
essencial é usar a imaginação e meios que possibilitem a exploração de
diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual, escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário