Escolher o brinquedo mais adequado para
cada fase do desenvolvimento da criança é fundamental para estimular a sua
curiosidade e as suas habilidades motoras e intelectuais, contribuindo para o
seu crescimento. 
O brinquedo ideal é aquele que
representa um desafio para a criança que o recebe e que se encontra um pouco à
frente do seu grau maturativo, sem no entanto ser demasiado avançado ao ponto
de a poder desmotivar.  
A tabela seguinte dá a conhecer as aquisições e as aprendizagens
inerentes a cada etapa do desenvolvimento infantil e os brinquedos mais
indicados para cada faixa etária que contribuem para o desenvolvimento motor,
cognitivo, emocional e social da criança. 
| 
DO
  NASCIMENTO AOS 2 ANOS | 
DOS 3 AOS 5 ANOS | 
DOS 6 AOS 8 ANOS | 
DOS 9 AOS 12 ANOS | 
| 
Os
  brinquedos devem promover a estimulação dos sentidos, permitindo a
  experimentação por meio do tato, da audição, do olhar, do paladar ou do
  olfato. Os mobilies coloridos, colocados por exemplo sob o berço,
  estimulem  os sentidos através das suas
  formas, texturas e  sons. 
Os
  brinquedos devem ser macios, coloridos, com diferentes texturas e produzir
  algum som, sem ser em exagero. Não devem ter peças pequenas e perigosas que
  se possam soltar e ser engolidas ou aspiradas, nem bordas afiadas que possam
  magoar. | 
Os brinquedos devem estimular o conhecimento, o
  raciocínio, a memória, a coordenação motora e também a imaginação.  As
  brincadeiras de faz de conta ajudam a simular a vida familiar e social das
  crianças, a representação de vários papeis, a encenação de conflitos e a
  elaboração dos mesmos 
Podem ser inseridos jogos com regras fáceis, que
  permitam trabalhar o raciocínio e as emoções, e em que através do perder e do
  ganhar a criança possa começar a trabalhar a resistência à frustração. 
Os brinquedos que estimulem brincadeiras ao ar livre
  e em grupo são igualmente importantes ao nível da socialização. | 
São
  indicados jogos de regras mais complexas e brinquedos que estimulem o
  espírito inventivo, a imaginação, o raciocínio lógico e conceitos
  matemáticos. As crianças devem ser estimuladas a ler e a realizarem
  atividades que envolvam habilidades físicas e que promovam a convivência em
  grupo e a aprendizagem social. | 
As
  crianças e pré-adolescentes começam a desenvolver habilidade específicas e a
  definir os seus gostos e os seus interesses, pelo que é conveniente indagar
  sobre isso. No entanto, importa continuar a estimular a sua capacidade de
  raciocínio e a sua criatividade. | 
| 
Brinquedos
  Indicados 
* mobilies coloridos 
* brinquedos de berço  
* chocalhos 
* mordedores (aliviam o desconforto do
  nascimento dos dentes)  
* chaves coloridas, rocas e  bolas com guizos 
* brinquedos de borracha para apertar  
 * brinquedos flutuantes, eletrónicos, de
  empilhar, blocos para encaixar e alinhar 
  que incentivam o sentar e o gatinhar 
* bonecos e carrinhos  
* livros apelativos com imagens
  coloridas 
* brinquedos que emitam som quando se
  pressiona um botão (relação de causa-efeito) | 
Brinquedos
  Indicados 
* bonecas, casinhas, carrinhos  
* animais de plástico (domésticos ou
  selvagens) 
* cozinhas, quintas, meios de
  transporte 
* conjuntos de pintura 
* instrumentos musicais 
* triciclos 
* puzzles  
* plasticina  
* quadro negro com giz. 
* jogos didáticos 
* livros de contos infantis 
* livros de atividades. 
* legos e construções | 
Brinquedos
  Indicados 
* jogos de tabuleiro 
* jogos eletrónicos 
* quebra-cabeças 
* argila para moldar 
* puzzles 
* legos 
* construções 
* bicicletas 
* bolas 
* artigos de desporto 
* conjuntos de pinturas        
* livros de contos infantis 
* livros de atividades | 
Brinquedos
  Indicados 
* livros 
* instrumentos musicais 
* jogos de mágica 
* kits de química  
* jogos eletrónicos 
* música 
* jogos de tabuleiro 
* jogos de mesa 
* artigos desportivos | 
.
Antes de comprarem um brinquedo para as
crianças é importante os pais refletirem sobre as seguintes questões.
1 – O brinquedo incentiva o
desenvolvimento de habilidades físicas ou intelectuais no meu filho?
2 - O brinquedo/jogo é adequado para uma
interação com outras crianças ou jovens?
3 – O brinquedo permite-me brincar/jogar
com os meus filhos?
4 - O retorno é proporcional ao
investimento?
5 - O brinquedo é oferecido para
promover o desenvolvimento dos meus filhos ou como uma forma de compensar a
minha ausência?
Mais importante que os brinquedos em si
são as próprias brincadeiras que podem ser feitas com poucos recursos, o
essencial é usar a imaginação e meios que possibilitem a exploração de
diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual, escrita.

 
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