terça-feira, 12 de março de 2019

As incertezas dos 30

Hoje vamos falar sobre o elefante numa sala de jovens com 30 anos. Enquanto crianças, estes jovens foram sendo incentivados a estudar, ter boas notas e escolher um bom curso universitário que lhes permitisse um futuro de sucesso. Foi-lhes dito que aos 30 anos teriam uma carreira de sucesso, um emprego para a vida, um bom ordenado, carro, casa própria e uma família construída. Mas será essa a realidade com que nos deparamos?

Com a crise económica mundial de 2008, que teve repercussões nefastas para Portugal tendo originado um resgate financeiro, temos vindo a verificar uma grande disparidade entre as expectativas criadas para estes jovens e a realidade que vivem atualmente.


Quando chegam ao mercado de trabalho em plena crise económica, e em moldes que se têm mantido desde então, as suas expectativas de um emprego para a vida são defraudadas logo à partida. Com contratos de estágio temporários que quase nunca passam a contrato de trabalho efetivo, contratos de trabalho a 6 meses renováveis por três vezes e no fim a fila do Centro de Emprego mais próximo, ou os famosos recibos-verdes e os seus mais de 40% de contribuições, sem 13º nem 14º mês, sem subsídio de desemprego, doença, parentalidade, etc., etc. Logo aqui caem por terra as primeiras expectativas do emprego para a vida, quando de contrato em contrato, de empresa em empresa, flutuam aflitivamente para se manter à superfície e conseguir a sua (pouca) independência e liberdade financeira.

Depois vem o bom ordenado…. Ora caso estes contratos temporários oferecessem um ordenado chorudo, qualquer jovem iria sentir-se grato por ter uma experiência de trabalho onde pudesse adquirir conhecimentos e aplicar os que adquiriu durante a sua formação académica. Contudo não foi/não é isso que se tem verificado. Abundam ofertas onde são solicitados requisitos obrigatórios por vezes não essenciais à função, com uma enorme exigência, e no fim a oferta fica-se pelo ordenado mínimo nacional (485€ à época, 600€ atualmente), para alguém que estudou cerca de 16 anos e com formação superior. Em 2019 continuamos a assistir a ofertas que oferecem o Salário Mínimo Nacional a trabalhadores com experiência, com formação superior (Licenciados e Mestres), para trabalho altamente especializado, com grande responsabilidade e essencial para a vida das empresas. Mais uma expectativa criada pela sociedade e que não se concretiza.

Sem estas duas premissas, a primeira de um emprego estável e a segunda de um bom ordenado, onde fica a carreira de sucesso? Fica inevitavelmente relegada para o recanto dos sonhos que parecem impossíveis de realizar. Atrás da carreira de sucesso desmoronam-se as expectativas da aquisição de carro (por mais barato e antigo que possa ser, comporta imensos custos anuais), as de comprar casa às prestações (porque o mercado imobiliário entrou numa bolha especulativa, em que qualquer pardieiro serve como habitação mesmo sem as mínimas condições e a preços exorbitantes), e sem estas duas condições torna-se impossível formar uma família.

Ouvem-se muitas vezes comentários de gerações anteriores de que estes  jovens são preguiçosos, pouco ambiciosos e acomodados. Que não lutam, que se queixam demasiado, mas será que assim é? Será que este impasse geracional que encontramos atualmente pode ser comparado ao que se tem verificado nas décadas anteriores? Estes jovens têm hoje menos poder de compra do que a geração que lhes criou estas expectativas, tem hoje menos filhos do que as gerações anteriores, mas pelo contrário tem hoje mais estudos e mais qualificação do que alguma vez na história. Tivemos durante este resgate económico níveis de emigração muito próximos aos da década de 1960, época de enormes dificuldades económicas para as famílias Portuguesas e de dificuldades políticas e sociais devido à Ditadura que se vivia. 

Qual o impacto psicológico deste choque entre expectativas e realidade? Será que estão os nossos jovens a conseguir adequar as suas expectativas anteriores à realidade atual? Não podemos afirmar com certezas, mas temos uma prevalência cada vez mais acentuada de doença mental em Portugal, percentagens de utilização de medicamentos psiquiátricos em valores considerados muito acima do aceitável, depressões, ansiedades, stress, esgotamentos, burnouts….

É necessário olhar para esta situação de um ponto de vista crítico, científico e interventivo, para que se possa apoiar estes jovens, permitir-lhes criar expectativas realistas e adaptadas à realidade económica e social em que vivem. Não como uma forma de os tornar resignados, menos ambiciosos ou pouco lutadores, mas para lhes permitir lidar com a frustração enorme que sentem por não cumprirem com o que seria esperado de si, permitindo uma restruturação dessas expectativas desajustadas e da visão com que encaram esta mesma realidade.

Escrito por: Nuno Gago

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Síndrome do Impostor



A Revista Vogue Portugal na sua edição de Novembro 2018 publicou um artigo sobre o Síndrome do Impostor, que faz a compilação de diversas fontes, para o qual fui convidada.

"What a feeling...
Como os outros me veem: confiante e relaxada.
Como me vejo: uma autêntica desgraça ambulante que não faz ideia do que está a fazer e todos os dias acha que é o dia em que o seu patrão vai olhar para si e dizer. põe-te na rua és uma autêntica fraude"

Aqui seguem as respostas que dei a algumas perguntas colocadas pela Revista Vogue:

1.    Como se pode definir o síndrome do impostor e como se manifesta? Quais as suas piores consequências?

O síndrome do impostor não é uma doença, é um sentimento que muitas pessoas sentem e que nem sempre conseguem identificar.
O termo foi inventado em 1978 por duas psicólogas, Pauline Rose Clance e Suzanne Imes. Contudo, estas duas profissionais nunca mencionaram directamente um “síndrome” mas sim uma experiência à qual todos poderiam ser confrontados um dia, um mecanismo psicológico de defesa.

A ideia central deste mecanismo envolve a forma como os outros nos veem e a maneira como cada um se vê a si próprio, principalmente em relação às conquistas profissionais (mas não só). Quem é impostor de si próprio não acredita nas evidências visíveis de que é competente, porque considera-se inferior relativamente aos outros e incapaz. Baseia-se principalmente em não sentir que se merece um reconhecimento ou elogio por algo que se tenha feito (não acreditam que estão onde estão por mérito próprio), que o sucesso que se alcançou não lhe pertence e que a única coisa que pode explicar o feedback positivo é a sorte, vive perturbada pelo medo de que, um dia, descubram que ela é uma fraude.

As pessoas que sofrem do síndrome do impostor geralmente apresentam algumas das seguintes características:

1. Necessidade de se esforçar sempre mais
A pessoa acredita que sabe menos que os outros, por isso sente que precisa de se esforçar muito mais, para justificar as suas concretizações. O perfeccionismo é utilizado como justificação do desempenho, mas causa muita ansiedade, cansaço, e desgaste.

2. Procrastinar
A pessoa como acha que ao apresentar uma tarefa será avaliada e criticada de forma negativa, pode levar a que se adie compromissos e tarefas e levar o máximo do tempo para cumprir estas obrigações de forma a evitar o momento da avaliação e crítica. 

3. Auto-sabotagem
A pessoa acredita que o fracasso é inevitável, e que a qualquer momento alguém a irá desmascarar à frente dos outros. Desta forma, pode não se esforçar tanto, evitando gastar energia para algo que acredita que não irá correr bem.

4. Medo da exposição
É comum que a pessoa esteja constantemente a evitar os possíveis momentos de avaliação e por isso a escolha de tarefas e até mesmo da própria profissão são, muitas vezes, baseadas naquelas em que serão menos perceptíveis, evitando ser alvo de avaliações e críticas.

5. Comparação com os outros
Ser perfeccionista, exigente consigo e comparar-se com os outros apercebendo-se que é inferior ou sabe menos que os outros, são algumas das principais características desta síndrome. Podendo mesmo haver a sensação de que nunca se é boa o suficiente em relação aos outros, o que gera muita angústia, tristeza, frustração e insatisfação.

6. Querer agradar a todos
Para compensar o que a pessoa acha que não tem e procurar alcançar aprovação pelos outros, pode adoptar uma atitude de tentar causar boa impressão e tentar agradar a todos, podendo até, sujeitar-se a situações humilhantes.

Além disso, a pessoa com síndrome do impostor passa por momentos de muito stress e ansiedade, por achar que, a qualquer momento, pessoas mais capacitadas irão substituí-la ou desmascará-la. Assim, é muito comum que essas pessoas desenvolvam sintomas de ansiedade e depressão.

Apesar do síndrome do impostor estar muito associado ao contexto profissional, este sentimento pode ser sentido também na área pessoal, familiar ou sentimental. A dúvida permanente sobre si próprio faz com que se negue a qualquer recompensa positiva, e isso pode traduzir-se no trabalho, mas também por elogios à nossa aparência física, a relações amorosas e sentimentais, etc.


2.    Como se desenvolve? 

O síndrome do impostor é um mecanismo psicológico caracterizado pela dificuldade / incapacidade de assimilar os próprios méritos e conquistas e pelo sentimento constante de inadequação. Não importa o quão perfeccionista e exigente a pessoa é, nem o reconhecimento apresentado pelos outros. Se ela sofre da síndrome do impostor, vai acreditar que tudo foi mera sorte ou que de alguma maneira conseguiu enganar as pessoas para chegar onde está.

A origem desta crença é a comparação e a elevada exigência
Olha-se para as pessoas competentes do lado e acha-se que elas são fantásticas e que também gostaríamos de ser assim… e começamos a questionar-nos da razão de não sermos tão bons. E vamo-nos sentindo menos capazes. Ao nos sentirmos inferiores, procuramos compensar com muito, muito esforço. Porém, mesmo com todo o sucesso, nunca sentimos que é o suficiente, porque nem com toda a dedicação e esforço se consegue ter uma vida exactamente igual à das pessoas com quem nos comparamos. Ao olharmos para as conquistas dos outros e nos estarmos a comparar constantemente, o resultado é a incapacidade de reconhecermos as nossas próprias conquistas. E a ideia de que não conquistámos nada e que não merecemos o reconhecimento das pessoas, ao ser repetida na nossa cabeça, vai cada vez mais ganhando força e espaço, convencendo-nos que
somos um impostor. E geralmente, esta pessoa acredita que está sozinho nesta forma de ver, levando a esconder mais tudo isto e cada vez isolando-se mais e acreditando e forma mais convicta nestes seus pensamentos.


3.    O síndrome do impostor manifesta-se mais nas mulheres do que nos homens? Se sim, quais as razões principais?

As pesquisadoras Pauline Rose Clance e Suzanne Imes, da Universidade do Estado da Geórgia, publicaram, em 1978, o primeiro artigo com a nomenclatura “impostor” usada para designar quem demonstrava sinais de auto-sabotagem. Esse artigo era direccionado a mulheres que se lançavam aos negócios, numa época onde o mercado profissional tinha um grande preconceito e eram vistas como mão de obra inferior ao do sexo masculino. O estudo que deu origem ao artigo examinou cerca de 150 mulheres bem-sucedidas (com títulos académicos, profissionais nas suas áreas ou estudantes do ensino superior com excelente histórico escolar), e o resultado foi claro: todas se consideravam impostoras. “Contrariando as suas realizações académicas e profissionais, mulheres que apresentam o fenómeno do impostor insistem em acreditar que elas não são boas o suficiente e que apenas enganam quem pensa o contrário”, diz o artigo.

Na década de 80, a psicóloga Gail Matthewsjuntou-se a Clance para novas pesquisas. Dessa vez, descobriram que 80% das pessoas bem-sucedidas (tanto mulheres quanto homens) já tiveram episódios de Síndrome do Impostor durante o seu percurso profissional. Com o tempo, a síndrome foi ampliando para ambos os sexos, em proporção maior para as mulheres.

. Por que afecta tanto as mulheres?

Esta é também uma condição mais associada às mulheres, especialmente aquelas que trabalham em áreas marcadamente masculinas. O problema parece estar associado à dificuldade maior que as mulheres sentem em se valorizar e admitir o próprio sucesso, características que mais facilmente se veem nos homens.
As mulheres naturalmente acabam por ter que provar que são eficientes, inteligentes, provar o seu valor nos meios em que estão inseridas (ainda mais quando se tratam de meios sobretudo masculinos). Culturalmente, de uma forma geral até aos últimos tempos,  as meninas eram direccionadas para brincadeiras relacionadas com os afazeres domésticos, cuidados com bonecas que representam bebés, cuidados com estética, tal como uma maior dedicação para as áreas das ciências humanas ao invés das ciências exactas.


4.    Como podemos aprender a contorná-lo ou a lidar com ele? O que fazer quando surge aquela 'vozinha' na cabeça a duvidar do nosso valor?

Ao termos consciência que sofremos deste síndrome (identificar o síndrome do Impostor nos pensamentos e nas acções) é importante tentar encontrar estratégias para redireccionar esse nosso enviesamento cognitivo, que nos leva apenas a ver um lado.
O primeiro passo para lidar com o síndrome do impostor é aceitar que não vai passar de um dia para o outro, é um processo. Mas mudar certos hábitos irão ajudar nessa mudança:
- Aceitar elogios, ver e admitir os nossos pontos fortes, avaliar o trabalho usando os feedbacks dos outros (fazer uma lista dos comentários positivos), combater a exigência da perfeição e aceitar que todos temos dúvidas e partilhar (vai-se descobrir que há muitas outras pessoas que têm as mesmas ou outras dúvidas), evitar as comparações constantes com os outros, falar sobre as realizações com os amigos e familiares e dar uma pausa nas preocupações fazendo coisas que não têm nada a ver com o seu trabalho e que o relaxam.


Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Sobre a Intolerância



Num mundo marcado cada vez mais pela diversidade, o desenvolvimento da tolerância torna-se um imperativo fundamental para uma vida equilibrada em sociedade.
Podemos entender a tolerância como a aceitação e o respeito pela diferença, bem como o entendimento de que todos os indivíduos são livres para se expressar e viver de acordo com suas crenças e convicções. Neste sentido, a tolerância implica também um compromisso ativo de luta pelos direitos fundamentais dos seres humanos.
Do ponto de vista da sociedade, o exercício da tolerância contribuí para a abolição de atitudes de descriminação de ordem cultural, racial, religiosa, política ou sexual, que muitas vezes estão na origem de situações de guerra, violência, isolamento e exclusão. Sociedades tolerantes promovem a inclusão porque entendem que a diversidade e o intercâmbio cultural são uma força que enriquece ao nível da criatividade e reforça a resiliência dos seus membros.

Do ponto de vista individual, o exercício da tolerância relaciona-se com a maturidade psicológica cuja principal característica é precisamente a boa tolerância à frustração e aos aspetos mais vulneráveis e dolorosos da personalidade. Este auto-conhecimento, que permite ao indivíduo possuir uma imagem íntegra e coesa de si próprio, incrementa definitivamente a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais que serão sustentados sobretudo na compreensão em vez de ser no julgamento e na crítica.
Para além de aceitarem a diferença com tranquilidade e sem julgamento, as pessoas emocionalmente maduras e tolerantes demonstram competência no trato, nomeadamente respeito, delicadeza e preocupação em não ferir e suscetibilizar o outro. Para além de empáticas, são capazes de comunicar assertivamente sem adotar uma postura auto-centrada e egocêntrica, sendo por isso mais competentes do ponto de vista emocional, pessoal e social.
De uma maneira geral, as pessoas com fraca tolerância ao que é diferente apresentam uma marcada rigidez mental, isto é têm dificuldade em aceitar perspetivas diferentes da sua, já que estas poderão ser vividas como ameaçadoras à sua identidade e geradoras de ansiedade. Neste sentido, poderão apresentar uma maior dificuldade em lidar com situações de frustração e contrariedade, adotando comportamentos mais reativos e reivindicativos, pois acreditam que a sua visão é a única válida, desvalorizando e desprezando a do outro. A carência de empatia, acaba por comprometer as suas relações interpessoais e esta inflexibilidade psicológica dificulta o acesso ao pensamento criativo e a resolução eficaz de problemas perante situações imprevistas de stress. O apego obstinado a determinadas crenças, hábitos e rotinas acabam por se constituírem como defesas para garantir uma vivência subjetiva de segurança, ordem e tranquilidade sem a qual se desiquilibram. Contudo, a rigidez e o medo de errar colocam o indivíduo numa posição de estagnação, o que dificulta a conceção de um futuro mais interessante, surgindo então o pessimismo.
Para desenvolver a tolerância é importante:
O auto-conhecimento: um conhecimento mais profundo das forças e limitações do próprio a par da capacidade para tolerar os aspetos mais frágeis e dolorosos da personalidade irá promover o estabelecimento de relacionamentos interpessoais assentes sobretudo na tolerância e na aceitação do outro em vez de ser no julgamento e crítica.
A consciência da limitação do sabera humildade para ter consciência que o nosso saber é limitado, promove uma disponibilidade maior  para aprender, com todas as pessoas, independentemente do seu grau de instrução, idade, profissão ou extrato social/cultural, respeitando diferentes pontos de vista.
A aceitação da falha: A aceitação que o erro e a falha fazem parte da condição humana facilita  ousar a arriscar novos desafios, porque as eventuais dores que possam surgir dos fracassos são suportáveis. As pessoas que exibem capacidade para tolerar os erros e  aprender com eles, estão em constante evolução, o que lhes permite atingir graus cada vez mais sofisticados de auto-conhecimento e de domínio sobre si, construindo uma perspetiva otimista e de esperança em relação ao futuro.
A consciência da finitude: a consciência de como tudo é efémero e transitório, traz-nos a noção de que as conquistas e os sucessos não passam de situações momentâneas e as condições de superioridade (instrução, conhecimento, extrato social) não devem ser usadas com arrogância para rebaixar o outro ou para gerar uma atitude de autoengrandecimento.
O controlo das emoções: o reconhecimento  de todas as suas emoções permite ao indivíduo não ser escravizado por elas, ou seja, não viver em reatividade às suas emoções mas gerindo-as com ponderação e bom senso.  A pessoa pode sentir-se alegre, triste, aborrecida ou irritada mas em controle e em função dos acontecimentos da sua vida.
A empatia: a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e de imaginarmos a sua dor e entendermos a sua perspetiva, é a base fundamental da tolerância. 

Artigo publicado na revista "Saber Viver" do mês de Dezembro 2018

domingo, 22 de julho de 2018

Como desligar do stress durante as férias




O Verão é para muitos sinónimo das tão desejadas férias, período de lazer e descanso, sonhado ao longo do ano e que se constituí como uma necessidade orgânica para parar da correria desenfreada do dia-a-dia.
Pessoas que passam anos sem tirar férias, correm o risco de atingir um  desgaste físico e psicológico de tal ordem elevado, que acabam por desenvolver quadros de burnout, caracterizados por sintomas de depressão, dores de cabeça, alterações do sono, dificuldades de atenção, concentração e raciocínio. 
Parar para o devido descanso é não só um direito merecido mas também uma condição essencial para a nossa saúde mental que não devemos descurar. No entanto, muitos são aqueles que mesmo de férias, não conseguem tirar o devido proveito porque simplesmente não conseguem desligar da rotina e do stress. Para isso, importa desde logo planear as férias, reservando um período mínimo de duas a três semanas de pausa, que permita dar ao organismo o tempo necessário para se adaptar a uma mudança no ritmo e desacelerar, usufruindo do descanso devido.
Resolver antecipadamente problemas pendentes de ordem prática, como contas por pagar, e não alimentar preocupações com o trabalho são fatores essenciais para se conseguir relaxar. Continuar a atender telefonemas e a responder a e-mails de trabalho representa uma sobrecarga que pode traduzir-se em alterações de humor, irritabilidade, dores de cabeça constantes ou mal-estar, sendo preferível o aviso de ausência no email. Outro aspeto importante,  é procurar sair da rotina do dia-a-dia e introduzir o factor novidade, tal como ir para outro lugar ou fazer uma atividade diferente. Uma mudança de contexto facilita também uma mudança das respostas habituais, eliminado o stress e promovendo o bem estar.
Quando paramos e desligamos o piloto automático das obrigações diárias, mais facilmente podemos entrar em contacto com o nosso eu interior e assim fazer balanços, redefinir prioridades, sem perder o nosso rumo e sentido de vida. É neste espaço e tempo que se abre para nós, que podemos avaliar com mais clareza e perspetiva o ponto em que nos situamos na vida e entrar em contacto com novas ideias e formas de concretizá-las que nos podem trazer realização pessoal e satisfação. O cérebro mais descansado é mais criativo, produtivo e promotor de um maior bem estar. Dedicar momentos das férias a atividades prazerosas com as pessoas de quem gostamos é também fundamental, assim como não descurar a nossa saúde, nomeadamente ter horas de sono suficientes, fazer uma alimentação saudável e manter atividade física para aliviar tensões.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Do cansaço ao Burnout

Cada vez se fala mais de burnout. Burnout não é uma depressão, não é uma desmotivação, não é apenas ansiedade...

O que é afinal o burnout?

burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental, causado pelo envolvimento duradouro em situações de grande exigência emocional no local de trabalho. Estas exigências são geralmente causadas pelas expectativas elevadas, juntamente com o stress situacional crónico. Instala-se a partir do stress no trabalho, quando o indivíduo se confronta com o desfasamento entre as expectativas e as motivações pessoais e profissionais, e os recursos que o trabalho disponibiliza para as satisfazer. Afecta geralmente os profissionais que trabalham em contacto directo com pessoas, sendo predominante nos profissionais de saúde. Um dos factores de desgaste físico e psicológico que afecta directamente a Qualidade de Vida dos trabalhadores na área da saúde é o acumular de dois ou mais vínculos profissionais.

burnout caracteriza-se por:

(1) Exaustão emocional - a pessoa sente essa exaustão, física e psíquica, sob a forma de uma fadiga no trabalho, de uma sensação de vazio e de uma dificuldade em lidar com as emoções do outro, de tal forma que o trabalhar com algumas pessoas se torna cada vez mais difícil. Esta fadiga emocional pouco ou nada melhora com o repouso. Podem observar-se explosões emocionais como crises de fúria, mas também dificuldades de concentração, marcadas por esquecimentos;

(2) A desumanização da relação com o outro - é uma consequência directa da exaustão, dado que quando as emoções se tornam muito intensas e criam desconforto, tenta-se colocá-las de parte. É marcado por um desligamento emocional que se assemelha a cinismo. O trabalhador em burnout faz um uso abusivo e constante do humor irónico e negro, que se torna o seu modo de diálogo diário;

(3) O sentimento de insucesso profissional é consequência dos dois planos anteriores, esta diminuição da realização pessoal é vivida dolorosamente. Pode expressar-se em sequência da sensação de não se ser eficaz, de já não se fazer um bom trabalho e de se estar frustrado relativamente ao sentido que antes se dava à profissão. Surge então a culpabilidade, a desmotivação, a auto-desvalorização.

Inúmeros trabalhos expressam o burnout como um importante problema individual, organizacional, com impacto negativo ao nível da saúde (ex.: ansiedade e depressão) e do desempenho profissional (ex.: absentismo com ou sem justificação e projectos em mudar de profissão).

O primeiro passo para prevenir ou tratar o burnout passa por estar atento aos sinais de alerta e procurar ajuda de um especialista.

Esteja atento, pela sua saúde!

Texto integral emhttp://hdl.handle.net/10451/20658

Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

domingo, 8 de julho de 2018

“Jim Carrey: I Needed Color” – Como a arte ajudou Jim Carrey a superar a depressão



No mini-documentário de 6 minutos, Jim Carrey: I needed color, o ator fala sobre depressão e arte e conta como a pintura o ajudou a superar a doença, afirmando que “eu não sei o que a pintura me ensina, mas sei que me liberta. Liiberta-me do futuro, liberta-me do passado, liberta -me do arrependimento, liberta-me da preocupação.
O vídeo, que já  conseguiu atingir 6 milhões de telespectadores, é carregado de sensibilidade e mostra um Jim Carrey reveladoramente humano que, há cerca de seis anos, sentiu a necessidade de se expressar pela arte, quando procurava “curar um coração partido” e mergulhar nos seus sentimentos sem se afogar nas mágoas.
Ficamos a conhecer outra face do artista que fez carreira a provocar o riso enquanto lutava contra os demónios interiores de uma depressão.
Neste mini-documentário o ator revela a inspiração dos tempos de infância, de pobreza, isolado no seu quarto, a ler poesia e outras razões que o ajudam a compor as suas criações.
A depressão, que atualmente atinge mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é assim contornada por meio dos pincéis e das cores pelo astro do cinema.
A arte é reconhecida como um meio terapêutico, uma via importante para externalizar as emoções, compreende-las e superá-las.