Prestes
a iniciar-se o novo ano letivo, é tempo de dizer adeus às férias e começar a
preparar o regresso às aulas. Para trás ficam os dias longos de sol, os
despertares tardios, as tardes de praia intermináveis e os serões de
brincadeira ao ar livre com os amigos.
As
férias grandes são para muitas crianças e jovens um período muito aguardado e
idealizado, que permite o alívio da pressão acumulada ao longo do ano letivo e
a entrega a momentos de lazer e diversão, sem horários rígidos, o que é
muito benéfico para o equilíbrio emocional.
O
fim das férias pode representar um momento de apreensão para alguns, já que o
inicio do ano letivo envolve regressar ao cumprimento de horários e deveres escolares
e, muitas vezes, a adaptação a novos professores, outras matérias e, em alguns
casos, a escolas e amigos diferentes.
De
forma a facilitar esta transição, os pais poderão ajudar as suas crianças na
preparação gradual para o regresso à rotina escolar, diminuindo o impacto e o
choque inicial do início das aulas.
Pelo
menos, na última semana de férias, poderão já ser desenvolvidas algumas
atividades relacionadas com a rotina escolar, mantendo-se contudo alguma
descontração com momentos de lazer e diversão.
Aqui
ficam algumas sugestões:
- Cerca de uma semana antes das aulas começarem, colocar em vigor o horário de deitar e levantar praticado no período escolar, de forma a permitir uma reabituação gradual a este horário, garantindo-se as horas de sono necessárias,
- Antes do primeiro dia de aulas, visitar várias vezes a escola com a criança, de forma a que ela se familiarize novamente com a mesma, diminuindo a ansiedade no regresso às aulas.
- Promover o envolvimento da criança na escolha do material escolar, como a mochila, estojo, cadernos, mas também em outras tarefas como forrar os livros, imprimir um calendário escolar para marcação de testes ou passar o horário escolar a computador para colocar na secretária, estimulando-a assim para o regresso às aulas. Folhear os livros novos com os filhos também poderá incrementar o interesse pelos temas que serão abordados ao longo do ano.
- Arrumar e preparar o espaço de trabalho da e com a criança, equipando o mesmo com tudo o que ela precisa para trabalhar e estudar. Garantir que esse espaço não tem distrações (televisão, telemóveis e internet) e tem boa iluminação.
- Para as crianças que apresentam maior resistência em retomar a rotina escolar, é importante focar os aspetos positivos do regresso às aulas, tais como rever professores e amigos, aprender coisas novas e regressar às atividades extra curriculares do seu agrado.
- Fomentar a autonomia da criança, no que se refere à preparação da mochila e materiais escolares, de modo a promover a sua auto-estima e o retorno aos estudos.
- Estabelecer uma rotina familiar e comunicá-la à criança, por forma a que ela saiba exatamente o que tem de fazer e o que é esperado dela nas diferentes alturas do dia (o que deve fazer quando se levanta, como vai para a escola, onde vai almoçar, o que deve fazer quando chega a casa e antes de dormir.) Esta planificação e a previsibilidade são organizadoras para a criança, promovendo a sua funcionalidade e autonomia, ao mesmo tempo que diminuem o stress do dia-a-dia.
O regresso às aulas, ou mesmo a mudança
de ciclo ou de escola, apesar de poderem trazer momentos de
alguma apreensão, constituem-se como uma etapa marcante no
crescimento da criança, que com o devido apoio e acompanhamento dos pais será com certeza
vivida de maneira mais adaptada e satisfatória.
A ClaraMente deseja a todos um excelente Ano Letivo!
Sem comentários:
Enviar um comentário