domingo, 13 de maio de 2018

Eu tinha um cão preto, o seu nome era depressão





A OMS (Organização Mundial da Saúde), em parceria com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone, produziu uma animação que mostra de forma simples e direta o que é a depressão e, o mais importante, como é possível lidar com ela.
A figura de um cão preto foi usada pelo escritor inglês Samuel Johnson, em 1780, para descrever sua própria depressão e popularizada pelo primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill, que também enfrentou o problema.
Usando a metáfora do “grande cão preto” o vídeo explica alguns dos sintomas e como a depressão prejudica a vida de uma pessoa, numa abordagem sensível, delicada, às vezes poética e extremamente didática.
 O diálogo, a aceitação, o tratamento e até mesmo o exercício físico são grandes aliados na missão de transformar "o cão assustador" num "cão domesticado", por mais impossível que isso, às vezes, possa parecer.
O projeto foi realizado com o intuito de ajudar pessoas que sofrem ou conhecem alguém próximo que sofre de depressão.
Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum.

Sem comentários:

Publicar um comentário