O ser humano além da parte física
e da psicológica, também tem uma parte social. Somos seres sociais e
necessitamos de comunicar. A comunicação é o processo pela qual trocamos
informações, questionamos, partilhamos os nossos pensamentos e emoções. No meio
profissional, mas também no ambiente familiar, conjugal e social, é essencial
uma boa comunicação, para facilitar o desenvolvimento de relações saudáveis e evitar
desentendimentos.
Uma boa comunicação não é uma
linguagem com palavras bonitas e caras. O ser-se compreendido de forma eficaz
só é possível através de uma boa comunicação, e essa habilidade é possível a
todos.
Então, quais são os aspectos a que devemos estar mais atentos para nos
fazermos entender?
- Ter clara a ideia do que se
quer partilhar, para se ser o mais claro possível na mensagem que se quer
transmitir.
- Tentar focar-se no tema de
conversa e não ir buscar outras coisas, mesmo que estas estejam relacionadas, podem
ajudar a que nos desviemos do principal.
- Ter o objectivo bem definido e
certificarmo-nos que as outras pessoas recebem a informação que queríamos
passar.
- Tornar o implícito em explícito.
Só porque achamos que algo é óbvio, não significa que para a outra pessoa
também o seja.
- Dar atenção à linguagem não
verbal (a linguagem corporal e o tom de voz têm um enorme peso na comunicação),
e tentar ser coerente com o que se diz e como se diz. Não adianta estarmos a
utilizar palavras simpáticas se a nossa postura é agressiva.
- Não falar apenas, mas dar
espaço para ouvir o outro (é essencial para perceber se a outra pessoa nos está
a compreender).
- Saber ouvir é também saber
comunicar. Quando a outra pessoa fala, ouvir realmente o que está a dizer, sem
interromper. Uma escuta activa e empática ajuda bastante e quando não entendemos
algo, questionamos no final.
- Aceitar as críticas da outra
pessoa sem nos colocarmos na defensiva. Mesmo que a crítica não seja fácil de
ouvir, é importante entender o que pensa e sente a outra pessoa, apenas assim
se podem resolver os problemas.
- Aceitar as diferenças. As
pessoas são diferentes e é essencial aceitar que cada pessoa vê e sente de
forma diferente. Se não é possível chegar a um acordo, é importante tentar
chegar a um entendimento mútuo onde se respeitam ambas as partes.
Todos somos diferentes, não vamos
pensar exactamente o mesmo sobre os diversos temas. Saber ouvir, saber aceitar
as diferenças e demonstrar respeito pelas críticas é essencial para uma
comunicação saudável e, desta forma para relações saudáveis.
Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.
Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.
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