sexta-feira, 26 de maio de 2023

A Arte de Sermos Quem Somos

 



Podemos entender a arte de sermos quem somos como a capacidade de vivermos em autenticidade e de nos sentirmos felizes simplesmente por querermos ser aquele que realmente somos.

O desenvolvimento do auto-conhecimento e o acesso à complexidade do mundo interno, abre a possibilidade para uma maior aceitação e integração da experiência pessoal, da qual fazem parte as forças e as vulnerabilidades de cada um.

A valorização da nossa experiência e a compreensão do nosso funcionamento, é o que nos permite reconhecer e gerir as nossas emoções, ao invés de sermos escravos delas, bem como abandonar velhos mecanismos de defesa que entorpecem a nossa sensibilidade e nos colocam num lugar de desconexão e estagnação.

Quando se encontra vedado o acesso a esta experiência de autenticidade espontânea, podemos estar perante um funcionamento caracterizado por uma armadura defensiva, que se apresenta ao mundo de forma superficial e em fachada como forma de ocultar/negar o verdadeiro eu e escapar à dor de experiências traumáticas. É o desespero de se escolher ser outro que não ele mesmo em prol de uma pseudo-adaptação social.

Sermos quem somos, implica também a consciência que somos seres em permanente construção e crescimento, o que requer um exercício vital de curiosidade, questionamento, descoberta e experimentação. 

Apesar dos condicionalismos externos e das responsabilidades inerentes aos vários contextos que habitamos, importa não esquecer que é neste espaço de liberdade individual que podemos descobrir novas facetas de nós mesmos.

Uma das principais dificuldades experienciadas reside em explorar e em viver este espaço, quer seja por medo do julgamento do exterior ou por receio de abraçar um novo desafio.

No entanto, é quando saímos da repetição e nos desafiamos do ponto de vista intelectual, físico, social, profissional ou artístico, como quem se lança no novo e desconhecido, que podemos desconstruir e reconstruir as “nossas verdades”, expandirmos o nosso ser e ficarmos mais perto de sermos quem realmente nos podemos tornar.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário