segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Para uma Escola com Mais Saúde Psicológica no Regresso às Aulas

 


Começa agora um novo ano letivo, sendo a escola um espaço primordial para a promoção da saúde psicológica, sem a qual não existe a possibilidade de aprendizagem e sucesso escolar.

Tornar o processo de aprendizagem uma experiência saudável e em ambientes que promovam não só a aquisição de conhecimentos mas também o desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diferentes dimensões (cognitiva, social e emocional), é hoje a missão da escola em colaboração com as famílias e restante comunidade.

 Para além das notas na escola, importa valorizar as competências que as crianças aprendem nos outros contextos de vida e o seu desempenho, não só como alunos, mas também como filhos, irmãos, netos e colegas.

Numa escola com mais saúde mental terá de haver necessariamente uma maior participação das crianças no processo de aprendizagem, em que aquilo que aprendem é feito através da própria pesquisa, exploração e perguntas, o que vai possibilitar o desenvolvimento em simultâneo de outras competências como pensar criticamente, resolver problemas, trabalhar em equipa e comunicar.

Uma escola saudável é um lugar acolhedor, que promove a expressão e o desenvolvimento de talentos e interesses e onde se respeita o ritmo de aprendizagem de cada criança, porque é sabido que não aprendem todas ao mesmo tempo e da mesma forma.

Numa escola com mais saúde mental é cultivada a curiosidade e o entusiasmo pelo saber e as crianças são as protagonistas do próprio processo de aprendizagem, fomentando-se o desenvolvimento de cidadãos ativos, conscientes e críticos, mais preparados e resilientes em relação às exigências do mundo atual marcado pela constante mudança e incerteza.



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