sexta-feira, 8 de junho de 2018

Documentário "Olhar de Nise" - A revolucionária da Psiquiatria que trocou os choques eléctricos pela arte-terapia





Olhar de Nise, é um documentário que mostra passagens da última entrevista a Nise da Silveira (1905-1999)uma das primeiras mulheres a formar-se em Medicina no Brasil e que revolucionou os tratamentos psiquiátricos ao utilizar a Terapia pela Arte, em vez de métodos invasivos e agressivos como os choques elétricos ou a lobotomia, muito em voga na altura.
Nise agitou os meios culturais e artísticos no Brasil com a criação do Atelier de Pintura e Modelagem, no Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, pequena localidade do Rio de Janeiro. 
As obras deixadas pelos seus pacientes são um sucesso em exposições por todo o mundo e constituem o acervo do Museu das Imagens do Inconsciente, que criou em 1952, e que contempla mais de 350 mil pinturas e esculturas. 
O documentário conta com testemunhos de amigos, dos auxiliares, dos intelectuais que conviveram com ela e também de ex-pacientes, para além do artista plástico Almir Mavignier, que trabalhou em conjunto com a psiquiatra na criação do Ateliê.
Eles revelam de que forma foram  descobertos no Hospital diversos artistas com talento, como Fernando Diniz, Adelina Gomes, Emygdio de Barros e Raphael, comparados a grandes nomes da pintura universal.
O documentário conta com fortes momentos dramáticos e emocionantes que reproduzem as agruras do ambiente psiquiátrico onde a médica atuou durante mais de 50 anos, sempre determinada a torná-lo mais humano e respeitoso para os pacientes. 
O documentário participou em festivais nacionais e internacionais e recebeu ovações e prémios em vários deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário