quarta-feira, 4 de abril de 2018

"Aquém e Além do Cérebro" - O 12º simpósio da Fundação Bial




Para que os investigadores apoiados pela Fundação BIAL e especialistas das neurociências pudessem ter um espaço alargado de discussão e de apresentação dos seus projetos, a Fundação criou, em 1996, os simpósios "Aquém e Além do Cérebro".
O 12º Simpósio da Fundação BIAL, "Aquém e Além do Cérebro" que tem lugar entre os dias 4 e 7 de Abril na Casa do Médico, no Porto, reúne alguns dos cientistas e filósofos mais proeminentes neste amplo e controverso domínio para, de forma interdisciplinar, partilharem as suas ideias e resultados e debaterem as implicações inerentes.
"Potenciar a mente" é o mote deste encontro em que investigadores de várias áreas vão apresentar as mais recentes descobertas e lançar pistas em torno das eventuais estratégias para aumentar as capacidades cognitivas, o bem-estar ou a saúde.
Do doping, ao treino da mente, da meditação à estimulação cerebral, serão, segundo a organização, várias as temáticas analisadas, envolvendo "diferentes campos do saber em torno da relação mente-corpo, mas também das suas importantes implicações éticas".
A conferência inaugural do evento, no dia 04 de abril, às 21:15, será proferida por Lorenza Colzato, professora de Potencialização Cognitiva, na Faculdade de Psicologia da Ruhr-University Bochum, Alemanha.
O simpósio desenrola-se, posteriormente, ao longo de três dias com três sessões base.
Os métodos e técnicas de potencialização cognitiva e as suas implicações éticas serão abordados na primeira sessão.
Os estados ampliados de consciência são o mote do segundo dia de trabalhos, que vai explorar fatores históricos e métodos para potenciar a mente, tais como drogas ou rituais.
O encontro encerra a 07 de abril com uma sessão dedicada à inteligência coletiva e interação cérebro-máquina.

O evento integra ainda quatro 'workshops' subordinados às temáticas: Plantas de Conhecimento, Meditação, Impacto da Inteligência Artificial e Neuroestimulação.

Sem comentários:

Publicar um comentário