Em qualquer tipo de relação que
se cria e /ou que se mantém, um dos aspectos essenciais é a comunicação. A
comunicação é o processo pela qual trocamos informações, questionamos,
partilhamos os nossos pensamentos e emoções. É a base para um bom entendimento.
No meio profissional, no ambiente
familiar, conjugal e social, é fundamental uma boa comunicação, para facilitar
o desenvolvimento dessas relações.
Uma boa comunicação não é uma linguagem
com palavras bonitas, caras ou sofisticadas. O ser-se compreendido de forma
eficaz só é possível através de uma boa comunicação, e essa habilidade é
possível a todos, mesmo com uma linguagem simples.
Então, quais são os aspectos a que devemos estar mais
atentos para nos fazermos entender?
1- É fundamental ter-se uma ideia bem clara do que queremos passar
à outra pessoa.
2- Manter-se o foco na ideia que se pretende transmitir
e não agarrar outros temas, mesmo que estejam relacionados. O desviar da ideia
principal, pode criar confusão a quem nos ouve.
3- Ter o objectivo bem definido e certificarmo-nos que a(s) outra(s) pessoa(s)
recebe(m) a informação que queremos passar.
4- Quando achamos que algo é
óbvio, não significa que para a outra pessoa também o é, por isso é muito
importante tornar o implícito em
explícito. A outra pessoa não pensa como nós nem nos lê os pensamentos.
5- Dar atenção à linguagem verbal mas também à não verbal. A linguagem
corporal e o tom de voz têm uma grande importância na comunicação. Não adianta
estarmos a utilizar palavras simpáticas se a nossa postura é agressiva.
Procurar uma coerência entre o que se diz e como se diz, vai facilitar a
comunicação.
6- Não falar apenas, mas criar
espaço e permitir ouvir o outro (é
essencial irmos percebendo o feedback do outro para percebermos se nos está a
compreender).
7- Saber ouvir é também saber
comunicar. Quando a outra pessoa fala, ouvir realmente o que está a dizer, sem
interromper. Uma escuta activa e
empática ajuda bastante e quando não entendemos algo, questionamos no
final.
8- Saber aceitar as críticas da outra pessoa sem nos colocarmos na
defensiva. Mesmo que a crítica não seja fácil de ouvir, é importante entender o
que pensa e sente a outra pessoa, apenas assim se podem resolver os problemas.
9- Aceitar as diferenças. As pessoas são diferentes e é essencial
aceitar que cada pessoa vê e sente de forma diferente, e às vezes muito
diferentes. Por mais que seja diferente, não significa que é a nossa ou a do
outro que esteja errada. Se não é possível chegar a um acordo, é importante
tentar chegar a um entendimento mútuo onde se respeitam ambas as partes.
Todos somos diferentes, não vamos
pensar exactamente o mesmo sobre os diversos temas. Saber ouvir, saber aceitar
as diferenças e demonstrar respeito pelas críticas é essencial para uma
comunicação saudável e, desta forma para relações saudáveis.
Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.
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