terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Uma boa comunicação – A base para qualquer tipo de relação

Em qualquer tipo de relação que se cria e /ou que se mantém, um dos aspectos essenciais é a comunicação. A comunicação é o processo pela qual trocamos informações, questionamos, partilhamos os nossos pensamentos e emoções. É a base para um bom entendimento.

No meio profissional, no ambiente familiar, conjugal e social, é fundamental uma boa comunicação, para facilitar o desenvolvimento dessas relações.

Uma boa comunicação não é uma linguagem com palavras bonitas, caras ou sofisticadas. O ser-se compreendido de forma eficaz só é possível através de uma boa comunicação, e essa habilidade é possível a todos, mesmo com uma linguagem simples.

Então, quais são os aspectos a que devemos estar mais atentos para nos fazermos entender?

1- É fundamental ter-se uma ideia bem clara do que queremos passar à outra pessoa.

2- Manter-se o foco na ideia que se pretende transmitir e não agarrar outros temas, mesmo que estejam relacionados. O desviar da ideia principal, pode criar confusão a quem nos ouve.

3- Ter o objectivo bem definido e certificarmo-nos que a(s) outra(s) pessoa(s) recebe(m) a informação que queremos passar.

4- Quando achamos que algo é óbvio, não significa que para a outra pessoa também o é, por isso é muito importante tornar o implícito em explícito. A outra pessoa não pensa como nós nem nos lê os pensamentos.

5- Dar atenção à linguagem verbal mas também à não verbal. A linguagem corporal e o tom de voz têm uma grande importância na comunicação. Não adianta estarmos a utilizar palavras simpáticas se a nossa postura é agressiva. Procurar uma coerência entre o que se diz e como se diz, vai facilitar a comunicação.

6- Não falar apenas, mas criar espaço e permitir ouvir o outro (é essencial irmos percebendo o feedback do outro para percebermos se nos está a compreender).

7- Saber ouvir é também saber comunicar. Quando a outra pessoa fala, ouvir realmente o que está a dizer, sem interromper. Uma escuta activa e empática ajuda bastante e quando não entendemos algo, questionamos no final.

8- Saber aceitar as críticas da outra pessoa sem nos colocarmos na defensiva. Mesmo que a crítica não seja fácil de ouvir, é importante entender o que pensa e sente a outra pessoa, apenas assim se podem resolver os problemas.

9- Aceitar as diferenças. As pessoas são diferentes e é essencial aceitar que cada pessoa vê e sente de forma diferente, e às vezes muito diferentes. Por mais que seja diferente, não significa que é a nossa ou a do outro que esteja errada. Se não é possível chegar a um acordo, é importante tentar chegar a um entendimento mútuo onde se respeitam ambas as partes.


Todos somos diferentes, não vamos pensar exactamente o mesmo sobre os diversos temas. Saber ouvir, saber aceitar as diferenças e demonstrar respeito pelas críticas é essencial para uma comunicação saudável e, desta forma para relações saudáveis.

Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

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