segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Piper - saindo da zona de conforto e descobrindo o mundo





A animação Piper-Descobrindo o Mundo conquistou o Óscar de melhor curta metragem de animação em 2016 sob a direção de Alan Barillaro e Marc Sondheimer.
A história centre-se nas dificuldades e perigos enfrentados por um pequeno pássaro que deixa o ninho pela primeira vez para procurar comida no mar.
 A saída da zona de conforto rumo ao desconhecido, que implica o confronto com os próprios medos e dificuldades é uma experiência com a qual qualquer um, independentemente da idade, se pode relacionar.  
Na superação das adversidades, a coragem, a persistência e a criatividade, nomeadamente a capacidade para reinterpretar a realidade adversa de forma positiva e encontrar novas possibilidades (tal como o protagonista da história deixou de olhar a onda como uma adversidade para passar a encará-la como um meio de encontrar o alimento mais rapidamente) desempenham um papel fundamental para alcançarmos os objetivos desejados, construirmos aprendizagens e expandirmos a nossa zona de conforto.
Neste processo de crescimento e aprendizagem, o filme realça a importância da figura materna enquanto figura de suporte que está presente mas que concede o espaço necessário para que a sua criança possa cometer erros e aprender a resolvê-los por si, visando a construção da sua autonomia e segurança pessoal.

https://www.youtube.com/watch?v=DGeTa4v-LdA


Sem comentários:

Publicar um comentário