terça-feira, 18 de julho de 2017

Uma Viagem ao Universo de Van Gogh




Para os apreciadores da arte de Van Gogh ou para aqueles que desejam descobri-la ou conhecê-la melhor, a nossa psicóloga Joana Valério sugere para esta semana uma visita à exposição Van Gogh Alive – The Experience”, que está patente na Cordoaria Nacional até ao dia 31 de Agosto.
A par da genialidade, o mundo interno do pintor caracterizava-se por uma marcada conflitualidade e intensidade. O sofrimento mental em que vivia e que se traduzia na sua impulsividade, oscilações de humor e dificuldade em estabelecer relacionamentos duradouros, acabou por conduzir a vários internamentos psiquiátricos, ao episódio da auto-mutilação do lobo da orelha direita e culminar no seu suicídio, com apenas 37 anos de idade.
Esta exposição constitui-se como uma oportunidade de conhecer a obra de Van Gogh de uma forma completamente inovadora, uma vez que as telas são o teto, as paredes e o chão. Trata-se de uma experiência multisensorial que promove a  proximidade e o envolvimento do visitante com o universo do pintor, através de video, luz, cor e som, proporcionando a exploração da sua vida e obra, assim como o contacto com as suas ideias e os seus estados de espírito.
A exposição explora em particular o período de 1880 a 1890, época em que Van Gogh viveu em Arles, Saint-Rémy e Auvers-sur-Oise e onde criou as suas obras mais icónicas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário