terça-feira, 7 de abril de 2020

Psicoterapia à Distância com a Presença de Sempre





O atendimento psicológico online é atualmente um dos serviços que assume uma importância essencial na prevenção e na promoção da saúde mental da população.
Na sequência das recomendações da Direção-Geral da Saúde e das restrições impostas aos cidadãos no âmbito da pandemia COVID-19, neste momento, as/os Psicólogas/os realizam a sua prática profissional, recorrendo maioritariamente a meios de comunicação à distância, mantendo a conduta técnica e ética às quais são submetidos em serviço presencial. Isso inclui a garantia do sigilo e confidencialidade, bem como a oferta de atendimento por meio de dispositivos adequados de forma a manter a qualidade do serviço prestado.
A ClaraMente continua atenta e a acompanhar de perto a situação atual, mantendo articulação com as linhas de orientação e conhecimentos científicos preconizados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e reforçando permanentemente a sua disponibilidade via online a todos aqueles que neste momento precisem de ajuda face às adversidades que estão a viver.
Perante o momento desafiante que vivemos é importante não descurar a nossa saúde mental uma vez que o stress vivenciado de forma contínua e intensa, poderá colocar em risco o nosso bem estar mental e físico, e de uma forma geral, a nossa funcionalidade.
Sempre que possível, as pessoas devem procurar dar continuidade às suas psicoterapias através dos meios de comunicação à distância, uma vez que condições de maior vulnerabilidade emocional poderão desenvolver um eventual agravamento.
No entanto, não é necessária a existência de nenhuma condição problemática prévia para se procurar um psicólogo. Ninguém está imune a ser invadido por sintomas de ansiedade, medo, tristeza e preocupação difíceis de lidar por si só, ainda mais se as circunstâncias forem particularmente exigentes e relacionadas com diagnóstico, estar doente ou ter um familiar doente, conflitos familiares, situação financeira precária, solidão ou stress profissional. Importa aceitar que todos estes sintomas são normais, que representam um esforço de adaptação a uma situação adversa e que não devem ser motivo de culpa ou vergonha.
Independentemente das circunstâncias, a experiência de cada um é única e particular. Com o acompanhamento psicológico, encontrará um espaço no qual a sua experiência é reconhecida, validada e significada e onde poderá desenvolver estratégias de transformação mental, que irão condicionar positivamente a forma como se sente e comporta, conduzindo a formas mais adaptativas de lidar com a realidade.
Nunca é de mais relembrar, que não somos os acontecimentos da nossa vida mas a forma como nos relacionamos com eles. Perante a realidade da quarentena, podemos vivê-la de forma angustiante como uma prisão domiciliária ou de forma mais confortável e positiva como um abrigo pelo qual estamos gratos e que esta é apenas uma situação temporária. Essa capacidade de transformação mental e emocional existe em todos nós...juntos poderemos reencontrá-la.
Acima de tudo, lembre-se que não está sozinho e que a ClaraMente poderá acompanhá-lo nesta quarentena, se assim desejar...à distância mas com a presença de sempre.

Sem comentários:

Publicar um comentário